Janeiro em Movimento: Aprendizagens e Atividades do pES

O mês de janeiro começou com a apresentação da renovação da imagem do pES – Projeto Enriquecer Sentidos, desde o seu novo logótipo até às suas cores vibrantes, alegres e animadas e às várias formas divertidas que se conjugam para dar movimento, aventura e aprendizagem a tudo o que este projeto envolve. As potencialidades são infinitas e sentimos que esta nova imagem reflete os nossos valores junto de cada professor, escola e criança que integra o nosso projeto: queremos contribuir para a felicidade de todos estes seres o mais que pudermos e consideramos que o novo rosto do pES espelha isso mesmo – felicidade, alegria, leveza, diversão e, ao mesmo tempo, espaço de responsabilidade, competência e aprendizagem.

Durante este primeiro mês do ano, as atividades nos nossos vários municípios incidiram sobretudo na exploração do tema do inverno e na comemoração do Dia de Reis, tendo inclusivamente havido participação nas Trupes de Reis. O xadrez, a robótica, a psicomotricidade e andar de bicicleta continuaram a estar muito presentes em alguns dos nossos projetos com novas aprendizagens e explorações associadas. Outros projetos, como, por exemplo, o minibasquetebol, avançaram também este mês, prevendo-se dinâmicas muito enriquecedoras nestes contextos para as nossas crianças.

Janeiro foi também um mês de várias formações e eventos. No que respeita aos eventos, tivemos Yoga em Família e ainda o IV Torneio de Xadrez Oliveira do Bairro Sport Clube. Em termos de formações, dinamizámos os habituais momentos formativos mensais direcionados para o xadrez e para o yoga para crianças. Estes momentos pretendem dotar os professores que estão no “chão de escola” a desenvolver estas atividades com mais conhecimentos e experiência sobre estas áreas. A formação geral deste mês recaiu sobre o tema “Atividades e jogos em contexto de sala de aula” e mostrou-se relevante para vários âmbitos e contextos, dado que a intenção foi apostar numa abordagem abrangente e com potencial multidisciplinar. O nosso projeto de formação sobre Parentalidade Consciente continuou também este mês, desta vez com as Rodas de Pais, onde foi possível “sentarmo-nos em círculo” com pais e mães para refletirmos sobre a parentalidade a partir de partilhas reais.

Meses assim proporcionam-nos um sentido de missão cumprida com alegria e satisfação. Que os próximos meses nos tragam um sabor semelhante – ou ainda melhor – para nós e para todos aqueles que integram o pES!

Skip to content